Cadastro Positivo e SPC

Todo varejista já deve ter ouvido falar do Cadastro Positivo, mas você realmente sabe o que é e como isso pode ajudar o seu negócio e o relacionamento com seus clientes?

Para explicar as características dessa ferramenta e as suas utilidades, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal, Leonardo Bessa explicou que muitos consumidores e lojistas já conhecem o cadastro de registro negativo, no qual o consumidor tem seu nome inscrito na lista dos maus pagadores. Porém, o que muita gente não sabe é que também existe o oposto. O chamado Cadastro Positivo que foi criado para que a pessoa física ou jurídica possa ser avaliada por suas contas pagas, ou seja, tenha seu nome incluído na lista de bons pagadores. Em meio à atual conjuntura econômica, o Cadastro Positivo pode facilitar a análise e ajudar na aprovação de crédito, cada vez mais difícil em tempos de crise.

A expectativa do mercado é de que o processo de avaliação e concessão de crediários e de linhas de financiamentos seja desburocratizado para quem aderir ao Cadastro Positivo, podendo incidir até mesmo na redução das taxas de juros e na flexibilização dos prazos para pagamento. Assim, o Cadastro Positivo poderá facilitar a vida do consumidor no momento da aquisição de um empréstimo, pois a unificação das informações positivas a seu respeito poderá ser utilizada como ferramenta para análise e reconhecimento do bom pagador.

Com o Cadastro Positivo, as lojas, financeiras, os bancos e demais estabelecimentos comerciais contarão com mais dados para conceder o crédito ou realizar a venda a prazo, podendo praticar melhores condições comerciais. Lembrando que o acesso a esse conjunto de informações dos consumidores só poderá ser realizado por empresas associadas a um dos birôs de crédito autorizados a registrar o Cadastro Positivo.

Negativados também podem aderir ao Cadastro Positivo?

Não. Apenas os consumidores que pagam em dia podem aderir ao Cadastro Positivo – quem esteve com o nome negativado e regularizou a sua situação também pode aderir.

Como a negativação também pode ocorrer em decorrência de esquecimento ou por motivos justificados, sempre que houver o pagamento dos compromissos que estavam em atraso, essas informações passarão a constar no histórico do consumidor cadastrado, permitindo que ele apresente um bom resultado de pagamentos, incluindo a regularização de pendências básicas, como água e luz.