Presidente da CDL Participa da Inauguração da Sala do Empreendedor

No dia 18 de maio, Barreiras ganhou a Sala do empreendedor, um importante órgão que facilita a vida daqueles que buscam empreender, saindo da informalidade e adquirindo todos os benefícios da classe.

O programa faz parte do projeto “Facilitando”, criado pela prefeitura Municipal de Barreiras em parceria com o SEBRAE. O espaço vai funcionar no antigo shopping, ao lado da rodoviária, e oferecerá atendimento unificado aos pequenos negócios, desde informações e orientações sobre a abertura e formalização, até capacitações destinadas aos microempreendedores individuais. A Sala do Empreendedor de Barreiras conta com um agente de desenvolvimento, Kézia Melo, um técnico qualificado e dois estagiários.

A secretária municipal de Administração e Planejamento, Versiany de Paula Roque, explicou que o objetivo principal é o desenvolvimento do empreendedorismo na cidade, dando suporte a gestão e fortalecendo a prática no município. Segundo a secretária, no dia 17 de maio ocorreu a primeira licitação para micro e pequenas empresas, um grande passo para o crescimento delas.

No local, serão oferecidos serviços de formalização, emissão de alvará provisório, emissão de Documento de Arrecadação Simplificada (DAS), Declaração Anual, baixa de empresa, alterações cadastrais e informações sobre cursos, capacitações e oficinas. O espaço ainda dispõe de publicações do Sebrae com temas sobre administração, marketing, planejamento, finanças e jurídico.

A Coordenadora do CREDIBAHIA, Lucinha Souza, falou da importância da aquisição da Sala do empreendedor para o comércio local e informou que em 7 meses foram disponibilizados R$1.100.000,00 (um milhão e cem) para as micro e pequenas empresas da cidade, com valores que variam de R$1000,00 a R$ 10.000.00.

Para o Presidente da Câmara de Dirigente Lojistas de Barreiras, André Braga, a Sala do empreendedor é um projeto importante, “Tudo só cresce e se desenvolve quando se é criado um ambiente, e a sala do empreendedor vem trazendo justamente a parte facilitadora da orientação, a parte do crédito que nos surpreendeu com os números alcançados em tão pouco tempo, isso representa um capital de giro que sempre é necessário para o início das atividades empreendedoras, que muitas vezes não é fácil conseguir. Gerar um ambiente favorável para o comércio é gerar um sentimento de pertencimento a sociedade e isso é dignidade, isso é de fato um grande suporte para que o empreendedor possa se desenvolver”.

Segundo o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, existem ainda 15.000 empreendedores não formalizados, mas que com a criação da Sala do empreendedor esse número será reduzido e facilitará a vida de quem deseja montar um negócio e dinamizar a economia local. “Disponibilizar a população o acesso a informação e o conhecimento independente de convicções políticas é extremamente respeitável. Quando surge uma política pública que consegue trazer pessoas que não tinham nenhum tipo de vantagem: um cartão de crédito, direitos previdenciários e todos os benefícios de um empresa formalizada se cria de maneira muito sensível um espaço que vem para facilitar a vida de quem quer ,empreender de quem quer  gerar emprego, quem quer gerar renda isso é muito importante e especial” finalizou  Emerson Cardoso.