COMUNICADO CDL E SINDILOJAS

A CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, juntamente com o Sindilojas Oeste vem, através desta, informar que desde o início da pandemia, estamos trabalhando de maneira articulada para preservar vidas, manter empregos e empresas funcionando a fim de continuar servindo às pessoas. Em Barreiras, somos mais de 14 mil empresas formalmente registradas e contribuímos decisivamente na geração de renda e divisas para o Estado.

Há cinco meses iniciamos, em parceria com a Prefeitura Municipal, uma forte campanha de conscientização sobre os protocolos sanitários de higiene para a segurança dos nossos colaboradores e clientes. Inclusive, fomos considerados referência para outras entidades de classe pelas atitudes ágeis e eficazes no enfrentamento a Covid-19.

Para nós, a vida está sempre em primeiro lugar. Sem pessoas nenhum negócio se justifica. Muitos dos nossos empresários são considerados grupo de risco e, no entanto, não abdicaram das suas responsabilidades e se mantiveram firmes no balcão por entender que essa é a sua única fonte de renda (Para ele e para muitos funcionários). Respeitando todos os cuidados e precauções, seguem firmes mantendo esse país em pé diante de um inimigo desconhecido.

Apesar dos nossos esforços, fomos duramente surpreendidos pelo Decreto Estadual 19.892 de 03 de agosto de 2020 que impôs Toque de Recolher em Barreiras do dia 04 a 11 de agosto, restringindo a locomoção noturna e permanência em vias públicas no horário das 18h às 05h.

Ontem, dia 3 de agosto, foi um dia de ajustes para o setor produtivo conseguir cumprir o novo Decreto. Correria para alteração de horários de funcionamento, mudanças de jornadas de trabalho, etc. Hoje, mais uma vez, para nossa surpresa, o Governo do Estado tratou de alterar o Decreto 19.893 que entrou em vigor ontem e ampliou a restrição para locomoção das 19h às 05h.

Essa situação de alteração em razão do Decreto Estadual datado do dia 3 de agosto e já alterado hoje, dia 4 de agosto, gerou a anulação o decreto municipal, copiado por outras cidades da região, que restringia movimentação das pessoas no horário das 21h até às 05h, mas mantinha serviços de delivery e drive-tru essenciais para o funcionamento de restaurantes e segmentos afins, duramente afetados desde o início da pandemia.

Será mesmo que o aumento da restrição de horário passando das 21:00 para as 19:00 (2 horas a mais) trará melhores resultados dos que os obtidos até agora? O que se viu ontem foi que a decisão do Governo do Estado pode aumentar o risco da proliferação do vírus por aglomerar mais pessoas em menos tempo, principalmente no horário em que retornam para suas casas. Temos que nos preocupar em não disseminar o medo e pânico a população a fim de evitar corridas desnecessárias a supermercados e farmácias na tentativa de se impedir aglomerações !

Barreiras já carrega a grande responsabilidade de ser a referência no tratamento e acolhimento das pessoas vítimas deste vírus tão devastador e estranhamente foi a única cidade do Oeste da Bahia a sofrer essa privação no momento que a taxa de ocupação de leitos e UTIs registram a média de 63%, abaixo da média do estado. Somente depois, com o ultimo Decreto que entra em vigor hoje, incluiu a cidade vizinha de Luis Eduardo Magalhães.

Ressaltamos ainda que foram disponibilizados depois de muito apelo da população apenas 40 leitos de UTIs para atender 1 milhão de habitantes das 35 cidades que integram a região, bem abaixo das recomendações da Organização Mundial de Saúde. O Estado nos ajudaria provendo os centros de saúde com equipe médica suficiente para atender a demanda, disseminanado os protocolos de segurança para não vitimizar mais profissionais e pessoas, além de aumentar oferta de equipamentos e remédios. Essa é uma ação necessária para nosso município e de toda região.

Se cada um fizer seu papel de maneira integrada e corresponsável, sairemos mais rápidos e fortalecidos dessa luta.

Respeitosamente,

CDL BARREIRAS