CDL participa de reunião sobre implantação da zona azul em Barreiras

Sinalização das áreas para o estacionamento rotativo começa no mês de junho, com previsão de conclusão em 30 dias. Cobrança pelo uso do espaço acontecerá após 90 dias da implantação
A Câmara de Dirigentes Lojistas participou, nesta quinta-feira, 19, da reunião que discutiu detalhes sobre a implantação da zona azul em Barreiras. O projeto vai promover a rotatividade das vagas de estacionamento em áreas comerciais da cidade. Estiveram presentes o presidente da CDL, Thiago Quinteiro, e sua diretoria; o presidente da Associação Comercial de Barreiras, André Braga; o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso; o vereador Rider Castro; os secretários de Indústria e Comércio, Roberto de Carvalho, e de Segurança Cidadã e Transporte, Álvaro Sampaio Júnior, respectivamente; além dos representantes da empresa M2R, responsável pela operação da zona azul na cidade.
Depois dos processos de audiências públicas, licitação e preparação do projeto, a zona azul começa a ser implantada na segunda quinzena do mês de junho, quando a empresa dará início à sinalização das áreas onde funcionarão o estacionamento rotativo que vai possibilitar o ordenamento do trânsito, promovendo maior mobilidade em todo setor comercial. O prazo é que as áreas sejam demarcadas em 30 dias. A cobrança pelo uso do espaço vai acontecer 90 dias depois. Até lá, serão realizadas ações educativas.
A capacidade da zona azul é de 2.500 vagas para carros. Os espaços para motos também serão sinalizados.
*Cobrança -* Uma hora de estacionamento vai custar R$ 2, e o tempo pode ser prorrogado por mais uma hora. O controle será feito por meio de aplicativo.
A diversificação da modalidade de pagamento foi o ponto mais defendido pela CDL, na reunião. Entre os argumentos está a conectividade, uma vez que nem todos os usuários têm acesso à internet por dados móveis.
Mesmo com uns pontos passíveis de ajuste, a CDL, que sempre defendeu a organização do trânsito na área comercial, comemorou a implantação da zona azul por acreditar que ela trará muitos benefícios.
“Esta é uma batalha que a gente vinha travando faz tempo. Agora, estamos entusiasmados com a implantação porque entendemos que é importante para o comércio, uma vez que vai alavancar as vendas. Achamos o valor justo, mas fizemos algumas ponderações, as quais esperamos que sejam levadas em consideração porque nós precisamos abranger não só os munícipes, mas aquelas pessoas que estão visitando e que realmente precisam ter opções de pagamento, para não depender apenas do aplicativo ou de um agente de transito. É uma luta, uma vitória de Barreiras, do comércio, da prefeitura, parceira do comércio, como sempre”, defendeu Quinteiro.
Para o secretário de Segurança Cidadã e Transporte, Álvaro Sampaio Júnior, a zona azul representa avanço para Barreiras. “Eu considero um grande ganho para o comércio de Barreiras, para a população barreirense. Eu considero um grande ganho porque nossa cidade não tem estacionamento vertical. Então tínhamos que ter essa iniciativa, até antes, para que a gente proporcionasse uma oferta desse estacionamento rotativo para as pessoas que querem sair. Vai ser um impacto positivo para Barreiras”, disse o secretário.
Ascom CDL